DOE AGORA

Instituição Pella Bethânia resgatando a alegria de viver através da convivência comunitária em atividades culturais, esportivas, educacionais e de lazer.

Seu imposto para FAZER O BEM em 3 passos:

1

Até o dia 28-12 do ano base, efetue um ou mais depósitos na conta do Fundo do Idoso de Taquari. CNPJ: 21.586.928/0001-70, junto ao Banrisul (Banco № 041, Ag. № 0950, Conta 04.126877.0-3).
Pessoas físicas podem doar 6% e jurídicas 1% do valor do IR.

2

Envie uma cópia do comprovante do depósito, com seu nome, endereço e CPF, para a Associação Beneficente Pella Bethânia, Caixa Postal 18, CEP 95860-000, Taquari/RS, ou para o e-mail: financeiro@pellabethania.org.br

3

O Conselho do Idoso emitirá o recibo no valor, documento hábil para a validação da dedução no seu imposto de renda.

CONVIVENDO E APRENDENDO COM ALEGRIA

Projeto Didático – Pedagógico e Psicoterapêutico

Tendo em vista os desafios enfrentados pelas pessoas idosas nos dias atuais, e por entendermos que as pessoas têm a expectativa de experimentar atividades de convívio e que estimulem seu desenvolvimento integral, apresenta-se como fundamental estimular o envolvimento das pessoas idosas acolhidas em atividades de aprendizagem múltipla com o acompanhamento de profissionais capacitados.

Pella Bethânia tem prioritariamente a ver com acolhimento, da mesma forma que este não se limita somente como moradia, saúde, alimentação e assistência médica. Está pautado no entendimento de que qualidade de vida também está relacionado com a oportunidade de convívio social saudável, com o desenvolvimento de habilidades, com a diversão, com a recreação, com a prática de exercícios e atividades esportivas, com o fortalecimento da autonomia e autoestima.

Desta forma, a Pella Bethânia oportuniza aos seus doadores/parceiros a possibilidade de inserir sua marca no contexto social, contribuindo com a qualidade de vida daquelas pessoas que necessitam dos cuidados oferecidos pela instituição filantrópica. A empresa ainda pode conferir in loco onde sua doação é aplicada, podendo também usufruir do amplo espaço da Comunidade Pella Bethânia, bem como sua pousada, centro de eventos e auditório.

Justificativa: o presente projeto busca oportunizar para todos os moradores da instituição, atendimento integral de forma ampla e continuada, com profissionais qualificados, resultando em qualidade de vida para todos, sendo respeitada a necessidade de cada sujeito.

Convivência Comunitária - Pella Bethânia

Convivência comunitária

Auto-estima

Atividades culturais

Objetivo Geral: promover o desenvolvimento da aprendizagem múltipla, o bem estar pessoal, a autoestima, a autonomia de pessoas idosas, resgatando a alegria de viver através da convivência comunitária em atividades culturais, esportivas, educacionais e de lazer. 

VALOR TOTAL DO PROJETO: R$ 1.300.490,00

VIDA DIGNA COM IGUALDADE

Atendimento à Pessoas Idosas

A Associação Pella Bethânia entende como tarefa primeira garantir o atendimento de qualidade e adequado para cada pessoa idosa que mora no lar. Essa tarefa requer estrutura e materiais adequados, equipe qualificada, e constante atualização nas diferentes áreas que compõem o atendimento deste público.

As ações do projeto promovem o atendimento especializado 24 horas para pessoas idosas até o fim da sua vida. Realizando o atendimento com equipe de saúde especializada (médicos clinico geral e psiquiatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicóloga, fisioterapeuta, nutricionista), equipe terapêutica, cuidadoras e higienizadoras em período integral.

O atendimento compreende também a alimentação (6 refeições diárias), vestuário, lavanderia, produtos de higiene pessoal, equipamentos adequados (cadeiras de rodas, cadeiras de banhos, camas elétricas, guincho para banho e troca de fraldas) equipamentos para procedimentos ambulatoriais, medicamentos, exames, fraldas e tudo que for necessário para proporcionar conforto aos residentes.

Justificativa: toda a estrutura e atendimento têm um custo bastante alto justamente pela exigência técnica que requer. E para manter a mesma é necessária a colaboração de parceiros e doações de recursos. Para tanto, apresenta-se o projeto “Vida Digna com Igualdade”.

Objetivo geral: promover o atendimento especializado e integral para pessoas idosa até o fim da vida garantido o direito à vida digna.

Monitoramento e avaliação do projeto: o projeto prevê um processo de avaliação contínua a partir da definição de indicadores de resultados para cada objetivo proposto e com ferramentas de pesquisas para coleta de dados avaliativos com foco em cada objetivo. O monitoramento dos indicadores de resultados por objetivo será acompanhado pela equipe técnica.

VALOR TOTAL DO PROJETO: R$ 2.137.995,40

REFORMAS E MANUTENÇÃO

Foco na Humanização

A Associação Beneficente Pella Bethânia disponibiliza assistência à pessoa idosa em forma de residencial de longa permanência na cidade de Taquari-RS. Hoje disponibilizamos de 8 Casas-Lares que acolhem os residentes conforme a sua demanda de saúde, sexo, idade, grau de dependência em que se encontram. Acolhendo um total de 170 pessoas idosas e com deficiência provindos em média 70 municípios, sendo que 100 pessoas são idosas que viviam em situação de vulnerabilidade social, sem vínculo familiar ou essa, condição de fornecer os cuidados básicos que estejam necessitando.

O Planejamento Estratégico 2016-2021 tem em seu Plano de Ação a Adequação e Reformas de Estrutura para viabilizar a acessibilidade das pessoas idosas na instituição para que seja possível o convívio e inclusão social com qualidade. A instituição ao longo dos anos vem atuando para reduzir as barreiras arquitetônicas, adequando-se a NBR 9.050/2015.

Justificativa: As ações do projeto, especialmente a reforma dos espaços e a manutenção preventiva, proporcionarão mais comodidade e conforto para os residentes conviverem com seus amigos do lar.

Objetivos gerais: promover a constante manutenção e revitalização dos espaços físicos da Pella Bethânia, especialmente dos lares e espaços de convívio e integração garantindo a qualidade das estruturas e o bem estar dos residentes.

doe agora

Ações do Projeto

Academia (primeiro prédio da Pella Bethânia)
Ano aproximado: 1892
Tamanho: 367,29m²
Uso atual: academia e sala da coordenação de lares
O que precisa ser feito: o prédio já foi reformado e agora precisa de restauração das paredes e pintura, proporcionando conforto ambiental aos residentes que utilizam diariamente o espaço.

Lar João Maia
Ano aproximado: 1892
Tamanho: 678,99m² (3 pavimentos)
Uso atual: está desativado, após a reforma poderá atender 30 novos residentes
O que precisa ser feito:  O prédio tem vários problemas na rede elétrica, devido a um temporal que atingiu significativamente a instituição em 2014. Por este motivo, a estrutura do prédio foi fortemente atingida, e o lar foi desativado.  Além disso, este espaço necessita de um local para refeições, no projeto arquitetônico foi contemplado com a reforma e uma nova área junto ao lar para ser refeitório e sala de convivência.

Lar Nazaré
Ano aproximado: entre 1962 e 1967
Tamanho: 1.110,16m² (3 pavimentos)
Uso atual: Residem 40 mulheres idosas em graus de dependência I e II.
O que precisa ser feito: Devido à demanda é necessário ampliar o refeitório, trocar pisos de 2 corredores e de alguns dormitórios e realizar a pintura interna e externa, tornando o ambiente mais humanizado e acolhedor.

Lar Emaús
Ano aproximado: entre 1962 e 1967
Tamanho: 725,09 m² (2 pavimentos)
Uso atual: abriga 30 pessoas idosas do sexo masculino em graus de dependência I e II
O que precisa ser feito: Devido a demanda de residentes é necessário trocar pisos de 2 corredores e alguns dormitórios, além de realizar a pintura interna e externa, tornando o ambiente mais humanizado e acolhedor.

Lar Samaria
Ano aproximado: 1960
Tamanho: 877,00 m²
Uso atual: Está divido em alas: masculina, feminina e enfermaria. Abrigando em média 40 residentes. 
O que precisa ser feito: Possui projetos de reforma e ampliação para todo o lar inclusive refeitório e área de convivência. O lar também precisa de pintura na área interna e externa para proporcionar aos residentes um ambiente mais acolhedor e humanizado.

Lar Samaria II
Ano aproximado: 1960
Tamanho: 226,47 m²
Uso atual: está desativado, após a reforma será uma extensão do Samaria que já está próximo do seu limite de ocupação com residentes. 
O que precisa ser feito: necessita de reforma geral em toda sua estrutura, que é da década de 1960.

Lar Canaã
Tamanho: 63,24m²
Uso Atual: funciona como salão de beleza, onde são realizados os cortes e pinturas de cabelo dos residentes, bem como demais cuidados estéticos. 
O que precisa ser feito: Para funcionar adequadamente este espaço precisa de rede de esgoto, melhorias estruturais e pintura interna e externa.

Lar Maria Haetinger
Ano aproximado: 2001
Tamanho: 686,23m² (3 pavimentos)
Uso Atual: Residem atualmente 23 pessoas idosas neste espaço.
O que precisa ser feito: Devido à demanda, há a necessidade de mais banheiros adaptados, além de pintura interna e externa. Além disso, por indicação da vigilância sanitária torna-se necessário um elevador, pois se trata de um lar para pessoas idosas.

Lavanderia
A Lavanderia da Pella Bethânia atende todos os residentes da instituição, proporcionando qualidade de vida, através de roupas e roupas de cama sempre limpas. Com a chegada do inverno, aumenta-se muito a quantidade de roupas para lavar e com os dias úmidos é mais difícil secar estas roupas em tempo hábil. Dessa forma, há a necessidade de mais uma máquina de lavar e uma centrífuga para suprir as necessidades de todos os residentes da instituição.

Cozinha
O setor de nutrição da instituição oferece diariamente 6 refeições para cada um dos residentes, além das refeições para a equipe de trabalho. Visando a otimização dos serviços prestados e a economia de energia gasta, visto que atualmente possuímos diversos refrigeradores, muitos deles antigos e o alto consumo de energia, almejamos realizar a reforma e ampliação da câmera fria de alimentos. 
Este projeto implica diretamente na economia, otimização do trabalho e qualidade de vida das pessoas que se alimentam na instituição.

Caldeira
Para atender a cozinha e a lavanderia é necessária a construção de uma nova caldeira, maior do que atual, visto que a mesma já não comporta mais as necessidades dos setores que a utilizam.

Centro de reabilitação (sala da fisioterapia)
Atualmente a sala de fisioterapia está em local muito pequeno, o que acaba comprometendo os atendimentos realizados. Com uma nova sala bem mais ampla conseguiremos aperfeiçoar os atendimentos e supervisionar alguns residentes enquanto praticam atividades em aparelhos de academia.

Bombeiros
Com a Lei Federal 13.425, que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público, precisamos adequar todas as estruturas dos prédios. São novas solicitações que visam à segurança de todos. Torna-se necessária a efetivação dos novos projetos para a adequação dos lares e demais setores a norma vigente.

VALOR TOTAL DO PROJETO: R$ 2.929.563,63

INCLUSÃO, MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE

Justificativa: Readequar os espaços de convívio para viabilizar a acessibilidade das pessoas idosas com mobilidade reduzida é fundamental para que seja possível o convívio e inclusão social com qualidade. A instituição ao longo dos anos vem atuando para reduzir as barreiras arquitetônicas, adequando-se a NBR 9.050/2015.

doe agora

Objetivo geral: Promover a acessibilidade e a mobilidade para pessoas idosas que residem na Associação Pella Bethânia, permitindo que tenham autonomia na circulação entre os lares e nos espaços de convívio.

Ações: Disponibilizar equipamentos de mobilidade, conforto e qualidade; interligar os lares e áreas de convivência com coberturas, rampas, calçadas de acesso e corrimões.

VALOR TOTAL DO PROJETO: R$ 1.098.718,20

DOAÇÕES DIVERSAS

Além de dinheiro, necessitamos roupas e calçados em bom estado, material de higiene pessoal, material de limpeza, alimentos, material de construção aparelhos eletrônicos e móveis.  Em caso de dúvidas, por favor, sinta-se a vontade para contatar-nos através do telefone (51) 3653 1556 ou pelo e-mail: secretaria@pellabethania.org.br

Alimentos não perecíveis

Alimentos não perecíveis

Produtos de limpeza

Produtos de Higiene

Equipamentos e mobília

Material pedagógico

Roupas e calçados em bom estado

Faça sua doação e contribua com a nossa sustentabilidade

Você decide o valor
da sua doação

Pode ser cartão de crédito ou boleto.
Pode ser pago pela Internet ou em qualquer agência bancária e lotérica.

Fechar Menu