Atendimento especializado para pessoas idosas

O ser humano, ao longo dos anos, devido ao avanço da tecnologia e da medicina, vivencia uma grande conquista para a história da humanidade, ou seja, o prolongamento do tempo de vida. O aumento da perspectiva de vida das pessoas é um fenômeno mundial, provocando uma grande demanda para diversos setores da sociedade como, por exemplo, aspectos voltados a políticas públicas, saúde, previdência social, assistência social e outros.
A Comunidade Pella Bethânia entende que a pessoa idosa não pode ser definida só pelo aspecto cronológico, pois outras condições, tais como físicas, funcionais, mentais e de saúde, podem influenciar diretamente na determinação de quem seja a pessoa idosa.

Segundo as normas da ANVISA para funcionamento das ILPIs-Instituição de Longa Permanência, a definição de grau de dependência passa pela necessidade de ajuda à pessoa idosa em suas necessidades básicas:
Grau de dependência I – idosos independentes, mesmo que requeiram uso de equipamentos de autoajuda.
Grau de dependência II – dependência parcial, idosos com dependência em até três atividades de autocuidado para a vida diária, como alimentação, mobilidade, higiene, mas sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada. 
Grau de dependência III – dependência total, idosos com dependência que requeiram assistência em todas as atividades de autocuidado para a vida diária, e/ou com comprometimento cognitivo. (BRASIL, RDC nº 283 , de 26 de setembro de 2015) BRASIL. Resolução – RDC nº 283, de 26 de setembro de 2005. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2014. Disponível em: Biblioteca Virtual em Saúde. Acesso em: 19 fev. 2017.

A Comunidade Pella Bethânia têm sido um espaço de acolhimento, cuidado, qualidade de vida e uma alternativa significativa aos familiares que se preocupam com a qualidade de vida que irá proporcionar a seu familiar idoso. Acreditamos ainda que é uma ótima alternativa à pessoa idosa que opta pela instituição, fazendo dela o seu lar.

Atendimento especializado para pessoas com deficiência a partir dos 18 anos

Historicamente as pessoas com deficiência eram segregadas, principalmente no ambiente familiar ou em instituições, ficando restritas unicamente a estes espaços. Com o advento da Constituição Federal 1988 e o Estatuto da Pessoa com Deficiência tendo como premissa a necessidade de “promover, proteger e assegurar o exercício pleno e equitativo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente” (SOARES,2016, p.2)

Pessoa com Deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas, conforme a Lei Brasileira de Inclusão (Art 2. Da Lei nº 13.146/2015). As condições de deficiência são sensoriais, físicas, intelectuais e/ou mentais.

Na Pella Bethânia a Pessoa com Deficiência é integrada na vida comunitária, respeitando as suas limitações, proporcionando adequações às suas diferenças e garantindo a oportunidade de expressarem suas vontades. Acreditamos na importância da Pessoa com Deficiência participarem da conscientização da sociedade de forma ativa, com o objetivo de promover condições de interação entre a sociedade, a instituição e as pessoas com deficiência, atuando efetivamente na garantia dos seus direitos e na qualidade de vida.

A Comunidade Pella Bethânia tem atuado no processo de reabilitação, promovendo a autonomia, a independência, a inclusão social e a qualidade de vida. Atuamos em parceria com a APAE e com inclusão no mercado de trabalho.

Área de abrangência

A Instituição está habilitada para celebrar parcerias através da Lei 13019. Demais informações contate o serviço social da Pella Bethânia pelo fone (51) 3653-1556 ou através do e-mail assistentesocial@pellabethania.org.br

Logomarca - Pella Bethânia

Atendimento Médico

Um médico Clínico Geral atende na instituição três vezes por semana e um médico psiquiatra atende uma vez por semana.

Logomarca - Pella Bethânia

Atendimento Fisioterapêutico

Uma fisioterapeuta atende para prevenção e reabilitação em diferentes áreas fisioterapêuticas, sendo oferecido pela instituição os cinco primeiros atendimentos, com prescrição médica.

Logomarca - Pella Bethânia

Atendimento Nutricional

Seis refeições diárias, uma nutricionista elabora os cardápios e atende situações específicas do residente sempre que necessário.

Logomarca - Pella Bethânia

Equipe de enfermagem

Prestado por enfermeiras e técnicas de enfermagem 24hs por dia.

Logomarca - Pella Bethânia

Serviço Social

Uma assistente social faz atendimento aos residentes e familiares diariamente.

Logomarca - Pella Bethânia

Atendimento Psicológico

Uma psicóloga atende grupos e cinco primeiros atendimentos individuais.

Logomarca - Pella Bethânia

Espiritualidade

Uma pastora faz o atendimento pastoral e espiritual diariamente.

Logomarca - Pella Bethânia

Equipe de cuidado e higiene

Serviços de lavanderia, cuidadoras e higienizadoras 24hs por dia.

Fechar Menu